Como escolher o imóvel ideal?
22/07/2022
A escolha do imóvel ideal não é algo fácil, requer tempo, paciência e muito estudo, por isso, separamos algumas dicas importante na hora de pensar em comprar um imóvel.
1- Escolha o tipo de imóvel: Você que vai comprar o primeiro imóvel, os primeiros questionamentos que precisam surgir são: O que eu idealizo e o que eu procuro? Apartamento, casa, sítio, geminada? Preciso de muito espaço ou pouco espaço?
2- Escolha um imóvel que caiba no seu bolso, saiba filtrar para não se decepcionar lá na frente: Escolhendo o tipo de imóvel, a segunda coisa que você precisa pensar é a média de valor que você procura para que caiba no seu bolso e você não tenha surpreendidas depois. Conte com a ajuda de um corretor da sua confiança para realizar simulações caso a compra seja financiada, e filtros de imóveis caso a compra seja a vista. Tenha em mente que você possui outras contas para pagar antes de se comprometer, portanto, sonhe a altura que você pode sonhar, pense na sua renda e que o comprometimento dela pode girar em torno de 20% a 30% e nada mais que isso. Não adianta comprar um imóvel TOPISSÍMO e passar muitas dificuldades e até acarretar venda do imóvel, causando um prejuízo muito grande. Pesquise formas de compras, organize uma boa entrada, entenda como utilizar o FGTS, fale com um correspondente de sua confiança ou peça ajuda para o seu corretor.
3- Agende quantas visitas forem necessárias, e avalie cada detalhe do imóvel: Uma boa visita é aquela que dura o tempo o suficiente para você realmente conhecer tanto as qualidades quanto os defeitos do imóvel, conhecer sua localização, seus vizinhos, os comércios próximos. Além disso, na hora da visita conheça todas as dimensões do imóvel. Para isso é necessário sempre carregar uma fita métrica e um bloquinho de anotações onde você vai anotando suas observações. Ficará mais fácil a comparação com outro imóvel depois.
4- Visite o imóvel em horários diferentes: O imóvel pode mudar muito da noite por dia, é muito importante conhecer o imóvel em horários diferentes para você tomar conhecimento de alguns detalhes importantes como:
— Barulho no período da manhã e noite;
— posição solar;
— Vizinhança;
5- Conheça e estude a região onde o imóvel se encontra: Para isso, é necessário levar tudo em consideração, sendo elas:
— Comércio perto ou longe;
— Lugar seguro ou não;
— Se possui escolas/creches perto (caso seja necessário);
— Se é mão ou contramão do seu trabalho;
— Se vale a pena mesmo obter um imóvel, se for necessário pesquise na internet ou converse com a vizinhança ao redor.
— Se a região está crescendo e valorizando;
6- Aproveite bem os corretores: Conheça o corretor, não o trate com desconfianças, caso necessário pesquise a fundo o trabalho de um corretor e as suas comissões, conheça e traga-o para si. Deixe claro o que você procura ajudando-o a criar filtros de buscas. Não trate dos imóveis com VÁRIOS corretores diferentes, tenha um corretor para acompanhar a sua jornada para lhe ajudar no que for necessário ele tem o imóvel em pauta ou não. Peça informações para o corretor como: porque o proprietário antigo está se mudando, peça a opinião dele referente ao imóvel e tente trazer seu filtro de busca o mais fácil possível para ser tranquila a sua busca pelo imóvel. Certifique se o corretor que você buscou está certo com a lei, com o CRECI, e caso necessário peça um feedback das vendas antigas; O corretor é um profissional treinado e capacitado para lhe ajudar na escolha do imóvel, facilitando a sua procura e negociação.
7- Conheça o seu gasto futuro para se organizar: Após a visita e o conhecimento do imóvel, conheça seus futuros gastos, reparos, compras de novos móveis e coloque tudo na ponta do papel para que não tenha surpreendidas depois, a compra do imóvel vai além de comprar o imóvel em si. A partir desse momento fica tudo na sua mão para organizar junto com a família e decidir o quanto irá gastar para uma reforma (caso o imóvel seja antigo). 8- Se você achou o imóvel perfeito, não demore muito para comprar: Apesar de ser uma compra delicada, um imóvel a venda pode estar rodando nas mãos de mais de 10 corretores diferentes, e possuir vários tipos de propostas em cima dele, portanto se você encontrou o imóvel perfeito, não perca tempo! Passe para frente a negociação, deixando registrada em papel, adiante seus documentos para uma aprovação para obter o seu imóvel. Pois, ao mesmo tempo que esse imóvel está disponível para venda hoje, ele pode já ter sido vendido amanhã e você terá perdido uma boa oportunidade de negociação.
Fonte: Roberta Martins - Artlux Imóveis